quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Procedimentos no Pré-Conselho de Classe

NOME DO/A PROFESSOR/A,
ANO/SÉRIE QUE LECIONA,
A DISCIPLINA
TURNO DE TRABALHO


Elencar alunos, ou grupos de alunos, que durante o bimestre apresentaram:

Destaque na aprendizagem:

Atingiram os objetivos educacionais previstos no planejamento, na recuperação paralela:

Pedem, reiteradas vezes, para sair durante as aulas: (quais as justificativas para as saídas)

Destacam-se em autonomia, liderança:

Reconhecem seus direitos:

Reconhecem a necessidade de metodologias diferenciadas durante as aulas

Sugerem aos professores a construção de conhecimentos e não a reprodução de conhecimentos

Tem consciência sobre avaliação processual, inclusiva, diagnóstica, formativa, cumulativa, participativa, bem como que o aspecto qualitativo prevaleça sobre o quantitativo:

Com dificuldades de aprendizagem:

Faltas excessivas: os alunos que tem acima de 3 faltas não é comunicado a família antes do conselho?

Não assistiram a/s aula/s: Qual a posição dos professores se os alunos não assistem às aulas? Só se discute isto no conselho?

Apresentaram indisciplina escolar: Quais as ações desenvolvidas durante o bimestre em relação aos alunos indisciplinados e o que é identificado como indisciplina?

Não realizaram tarefas ou trabalhos: Durante o bimestre quando este caso é identificado qual é a atitude tomada pelo professor e gestores?

Que não fizeram avaliação: Durante o bimestre quando este caso é identificado qual é a atitude tomada pelo professor e gestores?

Que entregaram a avaliação em branco: Durante o bimestre quando este caso é identificado qual é a atitude tomada pelo professor e gestores?

Alunos cujos pais devem ser chamados à escola, quando estes são chamados durante o processo, mas não comparecem.

Que necessitam ser encaminhados a especialistas: estas informações são levantadas no decorrer do período, contudo, num contingente de 1000 alunos, por exemplo, muitas vezes alguns casos passam despercebidos.

Aqueles que praticam ou são vítimas de bullying ou/e cyberbullying – objetivando trabalhar amplamente estes ou outros temas interdisciplinarmente (neste campo só será permitido às iniciais do aluno)

Que chegam atrasados na sala de aula: procurar identificar anteriormente os motivos que provocam os atrasos constantes e conversar com o aluno ou com a família

Alunos que vêm sem uniforme escolar: o uniforme é um acordo Escola/família? Está contemplado no PPP? Procurar anteriormente orientar as famílias e os alunos o motivo da necessidade do uniforme.


Alunos que vêm sem material escolar: possibilitar através de orientações a necessidade do material escolar – o médico não opera sem bisturi.

Alunos que resistem ao que o professor lhes solicita: analisar de que forma estas solicitações são feitas para que ocorram as resistências.


Caros professores, os itens acima são proposições para que, no próximo conselho de classe, possamos buscar alternativas de ações para superarmos as dificuldades.

ROSANE GORGES