Para Hoffmann, a avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para a melhor aprendizagem. Almeida, por sua vez, diz que a avaliação existe para possibilitar o aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem, ou seja, aperfeiçoar o processo primeiro de quem ensina e depois de quem aprende.
bibliografia e site.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio. Ed. Mediação.
ALMEIDA, Marcello Ricardo. O Monstro-que-assusta-criancinhas: fracasso escolar, pedagogia do opressor, conselho de classe, avaliação e os seus percalços ou dois-pra-lá-dois-pra-cá.
Primeiro Momento
Preenchimento do formulário pelo professor da área referente à turma e ou turmas que atua. O preenchimento do formulário dar-se-á com perguntas fechadas e abertas referentes a avaliação, apropriação do conhecimento, disciplina etc.
O nome do professor/a
Ano/série:
Disciplina:
1. Esta turma, no que se refere ao perfil, demonstrou ser:
a) Participativa SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )
b) Assídua SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )
c) Unida SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )
d) Crítica SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )
e) Outros:
2. Com relação a indisciplina na sala de aula:
a) Muitos casos SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )
b) Poucos casos SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )
c) Nenhum caso SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )
d) Foram resolvidos SIM ( ) NÃO ( ) ÀS VEZES ( )
e) Mencione casos que requerem providências:
3. Quanto às avaliações oportunizadas:
a) Duas ( )
b) Três ( )
c) Quatro ( )
d) Mais de quatro ( )
e) Mencione alunos que deixaram de fazer avaliações:
4. Quanto aos trabalhos:
a) Dois ( )
b) Três ( )
c) Quatro ( )
d) Mais de quatro ( )
e) Mencione alunos que deixaram de fazer trabalhos:
5. Aos alunos que obtiveram rendimento inferior a 70%:
a) Foi oportunizada a recuperação dos estudos? Justifique.
Conforme preconiza a LDB no seu art. 10 (conforme resolução da SED 158) entende-se por recuperação dos estudos o processo didático-pedagógico que visa oferecer novas oportunidades de aprendizagem ao aluno para superar deficiências ao longo do processo ensino-aprendizagem.
Art. 11, da mesma lei, normatiza que a recuperação dos estudos será oferecida sempre que for diagnosticada no aluno, insuficiência no rendimento durante todo o processo regular de apropriação de conhecimentos e do desenvolvimento de competências.
b) Ao aluno que obteve em sua avaliação um rendimento inferior aos 70% foi oportunizada esta recuperação paralela? Justifique.
c) Mencione alunos que não obtiveram o rendimento esperado:
Sendo que, de acordo com a mesma legislação, o resultado obtido na avaliação, após os estudos de recuperação em que o aluno demonstre ter superado as dificuldades, substituirá o anterior quando maior referente aos mesmos objetivos.
- Foram registrados no Diário de Classe, além das atividades regulares, as atividades, de recuperação de estudos, e seus resultados, bem como, a freqüência dos alunos?
a) Somente as atividades regulares e frequência SIM ( ) NÃO ( )
b) O item acima, recuperação e resultados, SIM ( ) NÃO ( )
- Sugestões visando melhorias na qualidade do ensino:
Segundo Momento
Deliberações do grupo de docentes, especialistas, direção e demais que participem acerca dos problemas detectados no processo ensino-aprendizagem durante o bimestre.
No Conselho de Classe, caso os participantes acordem quanto à mesma linguagem. Alternativas de ações tratando-se de:
a) Uso de telefone celular em sala de aula;
b) Alunos que não atingiram 70% de aproveitamento na aprendizagem;
c) Casos de reincidência na indisciplina em sala de aula;
d) Definir as situações nas quais os casos acima deverão ser encaminhados à orientação/coordenação.
ROSANE GORGES