domingo, 11 de setembro de 2011

Há caminhos para a avaliação?

Para Hoffmann, a avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para a melhor aprendizagem. Almeida, por sua vez, diz que a avaliação existe para possibilitar o aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem, ou seja, aperfeiçoar o processo primeiro de quem ensina e depois de quem aprende.  

bibliografia e site. 
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio. Ed. Mediação.
ALMEIDA, Marcello Ricardo. O Monstro-que-assusta-criancinhas: fracasso escolar, pedagogia do opressor, conselho de classe, avaliação e os seus percalços ou dois-pra-lá-dois-pra-cá. 





Primeiro Momento

Preenchimento do formulário pelo professor da área referente à turma e ou turmas que atua. O preenchimento do formulário dar-se-á com perguntas fechadas e abertas referentes a avaliação, apropriação do conhecimento, disciplina etc.

O nome do professor/a
Ano/série:
Disciplina:

1.   Esta turma, no que se refere ao perfil, demonstrou ser:
a)   Participativa SIM (  )  NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
b)   Assídua SIM (  )  NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
c)   Unida SIM (  )  NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
d)   Crítica SIM (  )  NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
e)   Outros:

2.   Com relação a indisciplina na sala de aula:
a)   Muitos casos SIM (  )  NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
b)   Poucos casos SIM (  )  NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
c)   Nenhum caso SIM (  )  NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
d)   Foram resolvidos SIM (  )  NÃO (  ) ÀS VEZES (  )
e)   Mencione casos que requerem providências:


3.   Quanto às avaliações oportunizadas:
a)   Duas (  )
b)   Três (  )
c)   Quatro (  )
d)   Mais de quatro (  )
e)   Mencione alunos que deixaram de fazer avaliações:

4.   Quanto aos trabalhos:
a)   Dois (  )
b)   Três (  )
c)   Quatro (  )
d)   Mais de quatro (  )
e)   Mencione alunos que deixaram de fazer trabalhos:

5.   Aos alunos que obtiveram rendimento inferior a 70%:

a)   Foi oportunizada a recuperação dos estudos? Justifique.

Conforme preconiza a LDB no seu art. 10 (conforme resolução da SED 158) entende-se por recuperação dos estudos o processo didático-pedagógico que visa oferecer novas oportunidades de aprendizagem ao aluno para superar deficiências ao longo do processo ensino-aprendizagem.
Art. 11, da mesma lei, normatiza que a recuperação dos estudos será oferecida sempre que for diagnosticada no aluno, insuficiência no rendimento durante todo o processo regular de apropriação de conhecimentos e do desenvolvimento de competências. 

b)   Ao aluno que obteve em sua avaliação um rendimento inferior aos 70% foi oportunizada esta recuperação paralela? Justifique.
c)   Mencione alunos que não obtiveram o rendimento esperado:

Sendo que, de acordo com a mesma legislação, o resultado obtido na avaliação, após os estudos de recuperação em que o aluno demonstre ter superado as dificuldades, substituirá o anterior quando maior referente aos mesmos objetivos.

 
  1. Foram registrados no Diário de Classe, além das atividades regulares, as atividades, de recuperação de estudos, e seus resultados, bem como, a freqüência dos alunos?

a)   Somente as atividades regulares e frequência SIM (  ) NÃO (  )
b)   O item acima, recuperação e resultados, SIM (  ) NÃO (  )
   
  1. Sugestões visando melhorias na qualidade do ensino:

Segundo Momento

Deliberações do grupo de docentes, especialistas, direção e demais que participem acerca dos problemas detectados no processo ensino-aprendizagem durante o bimestre.

No Conselho de Classe, caso os participantes acordem quanto à mesma linguagem. Alternativas de ações tratando-se de:

a)   Uso de telefone celular em sala de aula;
b)   Alunos que não atingiram 70% de aproveitamento na aprendizagem;
c)   Casos de reincidência na indisciplina em sala de aula;
d)   Definir as situações nas quais os casos acima deverão ser encaminhados à orientação/coordenação.





ROSANE GORGES